6 de abril de 2011

A intervenção pedagógica nos estágios supervisionados

Os estágios supervisionados que lançam mão da elaboração, execução e avaliação de Projetos de Intervenção Pedagógica junto às escolas parceiras, conferem a esta etapa de formação uma nova roupagem. 

Para isso, os estagiários necessitam tomar contato com a escola campo e conhecer o seu funcionamento sob os aspectos organizacionais e pedagógicos, que servirão de base para a elaboração do diagnóstico. De posse do diagnóstico, os estagiários levantarão questões pertinentes e viáveis para se realizar uma intervenção pedagógica. Frente a isso, como se dá a escolha dos temas do Projeto de Intervenção Pedagógica? Quais as dificuldades encontradas nesse processo? Há contribuições desse formato de estágio para a formação do professor de ciências e biologia?


4 comentários:

  1. Acredito que esse modelo de estágio, que realiza uma intervenção na realidade da escola, proporciona um melhor aproveitamento na formação do professor. Atualmente a mentalidade dos professores ainda se refere apenas na sala de aula. Essa nova forma de estágio nos mostra que o papel do professor é muito mais além de atuar no cubículo que é a sala de aula, mas sim, a escola como um todo.

    =D

    ResponderExcluir
  2. A escolha do tema é como ``AMOR A PRIMEIRA VISTA`` , não escolhemos, a situação é que nos escolhe.

    Esse estágio I no meio da graduação, heim!!! Complicado!
    Precisamos de tempo p/ dedicarmos somente ao estágio. Pq não fundir estes estágios somente nos dois últimos semestres, que é quando temos toda bagagem teórica referente a tudo.
    E a falta de pré-requisito?? Um professor ensinar disciplinas específicas da licenciatura p/ alunos que já fizeram o Estágio II !!! Acho que o professor qdo escuta os alunos dizerem ``ahh se eu soubesse disto na época do estágio...`` ``a se eu soubesse assim, teria sido mais fácil``. Enfim, no caso, a ordem dos fatores altera o produto final!

    Por último, mas não menos importante, Parabéns pela dedicação do grupo de professores responsáveis pelo Estágio.


    ``Se você quer que as coisas sejam diferentes, talvez a resposta é se tornar diferente você mesmo.``
    (Norman Vincent)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. "[...] o texto (da diagnose) tá ficando muito bom, acho que esse método de construção coletiva é muito interessante e produtiva" Caderno de Observação de Estágio dia 06/04/2011 - Quarta-feira

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...