24 de outubro de 2011

As narrativas na formação inicial do Professor de Ciências/Biologia


 
O estágio curricular supervisionado na formação inicial do professor é o momento em que o acadêmico vivencia, problematiza, intervém e reflete sobre a sua trajetória de formação profissional e vislumbra as possibilidades e limites de sua futura prática profissional. Contudo, enquanto sujeitos dotados de histórias, eles trazem consigo um conjunto de representações sobre a sua futura profissão, fruto de suas trajetórias pelo “chão da escola”.
Os cursos de licenciatura são capazes de ressignificar essa trajetória? Quais são as possibilidades e limites para que essa ressignificação aconteça? Quais são os saberes que os estagiários expressam sobre o fazer do professor na escola? Além disso, como compreendem o processo de formação do professor? As respostas para estas questões não estão dadas, prontas e acabadas e nesse sentido, dar voz aos sujeitos dessa formação é o caminho para que possamos compreender esse processo sob o olhar de quem se forma.
Optamos por explicitar tais ideias lançando mão das narrativas, de autoria das estagiárias(os), por entendermos que o texto narrativo "é interior à experiência do sujeito" e por isso, poderá oferecer elementos para que possamos compreender o processo de formação sob o olhar de quem se forma. 
Para isso, serão postadas as narrativas referentes à trajetória do Estágio Curricular Supervervisionado II - Lic. Ciências Biológicas. A discussão será iniciada com duas narrativas, uma referente ao processo de "Tornar-se Professor" e outra sobre o planejamento na atividade docente, ambas de autoria de estagiári@s.

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